Cuidando da Saúde e Bem Estar da sua Família.

História do Icor

O Instituto do Coração de Santa Maria foi projetado em 1995 por ocasião da criação da CINECARDIOCENTRO – Laboratório de Hemodinâmica e Angiografia do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA). Surgiu de fato, após o X Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, realizado em outubro de 1999, na cidade de Santa Maria. Durante o evento notou-se o quão importante seria a criação de um Instituto de cardiologia na cidade.

Com o patrocínio da Cinecardio-Cardiologia por Catéter e estimulados pela presença de dois dos maiores cardiologistas da América Latina, Rubem Rodrigues, criador do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul – Fundação Universitária de Cardiologia de Porto Alegre e, Carlos Alberto Bertolasi, membro-fundador da Fundação Favaloro de Buenos Aires, juntamente com os demais colegas das clínicas, Cinecardio e Cardio Centro, fundou-se, então, Instituto do Coração de Santa Maria – ICOR, retomando um projeto idealizado em 1995, mas que ainda não havia sido colocado em prática.

Com uma filosofia centrada na Ciência, na Ética e no Humanismo em maio de 2000, durante o Encontro anual da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Rio grande do Sul, realizado no Hotel Itaimbé, divulgou-se para toda comunidade santa-mariense e região central o surgimento desta nova Instituição.

FILOSOFIA

Ciência

Conhecimento; saber que se adquire pela leitura e pela meditação; conjunto de conhecimentos coordenados relativamente a determinado objeto.

Ética

Parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e com a sociedade.

Humanismo

Natureza humana; compaixão; benevolência; doutrina dos humanistas da Renascença.

NOSSOS DIRETORES

Diretor ICOR Cardio Centro

Diretor técnico ICOR Hemodinâmica

Diretor técnico ICOR Hemodinâmica

Dr. Luiz Bragança

Diretor técnico ICOR Hemodinâmica