Doenças isquêmicas

Doenças isquêmicas do coração, também conhecida como doença arterial coronariana, é uma doença que afeta as artérias do coração.

A circulação sanguínea fica comprometida devido a formação de placas de gordura na parede dos vasos provocando isquemia, que é a diminuição de nutrientes e oxigênio para os músculos do coração causando a angina, ou em casos mais graves, levando ao infarto.

As doenças isquêmicas do coração podem ser classificadas por crônica ou aguda. Na isquemia crônica, o paciente sente dores no peito ao realizar atividade física e melhora com o repouso. Já a isquemia aguda ocorre mesmo em repouso. Quando dura mais de 20 minutos ou meia hora pode indicar um infarto do miocárdio em evolução.

Os sintomas de alerta são dor ou pressão no peito e falta de ar, mas podem variar de pessoa para pessoa. Além desses, suor, palidez e até dor nos dentes podem ser sinal de que o coração não está bem.

As principais causas da doença são fumo, diabetes, hipertensão e colesterol elevado. Indivíduos com histórico de problemas cardíacos na família também devem ficar atentos, principalmente se o pai ou a mãe manifestaram a doença.

Uma boa alimentação e exercícios evitam pressão alta, diabetes e também reduzem a obesidade. Isso você já sabe, não é mesmo? Mas infelizmente, a adesão a essas práticas é baixa. 

Olhe com carinho para a sua saúde. Previna-se!


Leia também: CAUSAS E SINTOMAS DA ARRITMIA CARDÍACA


O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *