Você sabia que descongestionante nasal pode causar problemas cardíacos?
Esses eventos cardíacos decorrem do uso contínuo do descongestionante, pois parte de sua composição contém substância vasoconstritora, ou seja, que provoca a contração dos vasos sanguíneos. Caso seja absorvida pela mucosa do nariz e caia na corrente sanguínea pode atingir o sistema cardiovascular e sobrecarregar o coração.
Como sintomas pode apresentar: arritmia cardíaca, taquicardia, hipertensão arterial, trombose, tonturas e dor de cabeça.
Com crianças o cuidado deve ser redobrado. Uma super dosagem pode elevar demais a pressão e causar reações cardiovasculares, com risco de provocar falta de ar ou até mesmo parada cardíaca.
Por isso a recomendação é utilizar o descongestionante nasal sob orientação médica e por prazo determinado.
Como alternativas para aliviar o desconforto causado pela congestão nasal estão: hidratação da mucosa nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia; uso de umidificadores de ambientes ou banho quente para que o vapor da água umedeça as vias respiratória; evitar exposição ao ar-condicionado e ingerir bastante líquido.
Consulte seu médico. Cuide do seu coração!
Leia também: ANGIOPLASTIA COM STENT
Fonte: Revista Saúde
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.