A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, caracteriza-se por uma pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9), que se mantém em várias medições, feitas em dias diferentes.
Ela ocorre quando o sangue tem dificuldade para circular nos vasos sanguíneos e, por isso, o coração precisa bater com mais força para conseguir que o sangue passe por todo o corpo.
Em 90% dos casos, essa doença é herdada dos pais, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
➡️ Fumar;
➡️ Consumir bebidas alcoólicas;
➡️ Obesidade;
➡️ Estresse;
➡️ Grande consumo de sal;
➡️ Níveis altos de colesterol
➡️ Falta de atividade física;
Os sintomas dessa doença costumam aparecer quando a pressão sobe muito, apresentando dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Ela não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida mais saudável.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde e Ministério da Saúde
📞Cardio Centro: (55) 3222-1333