Antes da realização do procedimento, você deverá receber instruções específicas de seu médico em relação aos cuidados necessários para a realização de um procedimento seguro e tranquilo. Faça perguntas!
Algumas orientações importantes que você deve saber em preparação ao seu teste:
Medicamentos
- Informe sobre alergias ou intolerâncias a medicamentos;
- Traga sempre suas medicações nas consultas e no dia do exame para que possam ser revisadas;
- Você será orientado a suspender o uso de algumas medicações dias antes do procedimento. Certos medicamentos podem impedir o diagnóstico correto de arritmias, de modo que sua suspensão garante melhores resultados;
- Avise sobre a presença de diabetes e uso de medicações para tratamento do mesmo. Na maioria dos casos, ajustes de doses são necessários antes e após o procedimento;
- Avise sobre o uso de anticoagulantes (varfarina, femprocumona, dabigatrana, rivaroxabam, apixabam). Alguns procedimentos não podem ser feitos sob efeito dessas medicações.
Jejum
Você deverá estar em jejum de 12 horas, sem a ingestão de qualquer alimento. Líquidos claros (água ou sucos sem polpa) podem ser ingerdos em pequena quantidade até 8 horas antes do procedimento.
O jejum adequado garante sua segurança, evitando vômitos e aspiração de conteúdo gástrico.
Acompanhante para o exame
Você deverá comparecer ao local de exame com um acompanhante, o qual deverá permanecer durante o período do procedimento. Ele será fundamental no período da alta, pois você não poderá dirigir veículos ou caminhar longas distâncias.
Riscos
O estudo eletrofisiológico é considerado um procedimentos de baixo risco. No entanto, complicações podem ocorrer em qualquer procedimento.
Felizmente, as complicações mais frequentes no estudo eletrofisiológico são facilmente tratadas, entre as quais destacam-se: sangramentos menores, dor ou desconforto no local de punção, sensação de batimentos cardíacos anormais e leve desconforto no peito.
São de ocorrência rara complicações como perfuração do coração e lesão pulmonar. No caso de ablação (cauterização), alguns riscos adicionais são possíveis como lesão do sistema de condução cardíaco, necessidade de implante de marcapasso definitivo, tamponamento cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Tenha calma!
Segundo dados da literatura, o risco de complicações graves é menor que 1 para cada 1,000 procedimentos. Segundo a avaliação do seu médico, os benefícios do procedimento são muito superiores aos riscos!
Durante o Procedimento
Durante o procedimento, você estará em um ambiente hospitalar. Apesar da simpatia e dos cuidados da equipe, a ansiedade é um sintoma comum. Medicamentos podem ser administrados para reduzir a ansiedade e o desconforto, sem riscos à sua saúde.
Durante o exame, os profissionais vão conversar com você. Não tenha medo! Informe o que está sentindo para que possamos lhe proporcionar uma experiência o mais agradável possível.
Dor/Desconforto
O estudo eletrofisiológico é realizado sob o efeito de anestesia local e sedação leve. Algum desconforto pode ser ocasionado no momento da aplicação do anestésico local, para a colocação dos cateteres. Durante o estudo, é normal você sentir palpitações ou aceleração dos batimentos cardíacos.
Se for realizada ablação, é possível que você sinta um leve desconforto no peito, o qual desaparece rapidamente após o término da cauterização.
Por fim, o tempo de permanência deitado durante e após o procedimento pode lhe causar algum desconforto nas costas. Você será capaz de informar seu médico durante o exame sobre a ocorrência desses sintomas!
Arritmias
A ocorrência de arritmias durante o procedimento é esperada em muitos casos, sendo uma etapa fundamental para o correto diagnóstico do problema. Isso pode reproduzir alguns dos sintomas que lhe motivaram a procurar avaliação médica.
Não tenha medo!
Durante o exame você terá seus sinais vitais periodicamente checados e profissionais especializados lhe monitorando constantemente.
Algumas arritmias precisam ser revertidas com um choque elétrico (cardioversão), o que será feito com sedação adequada para que você não sinta desconforto.
Duração do Procedimento
O procedimento dura em média 2-3 horas. Esse tempo pode ser maior ou menor, de acordo com a complexidade do caso. O período de recuperação após o exame dura de 4-6 horas, tempo no qual é necessário manter a observação dentro do hospital.
Em alguns casos, é necessário pernoite no hospital com reavaliação médica no dia seguinte. Sugerimos que você reserve seu dia para o procedimento.
Após o Procedimento
Após o procedimento, você será encaminhado a uma sala de recuperação, onde seus sinais vitais serão monitorizados. Após algumas horas, na maioria dos casos, você poderá fazer uma refeição leve e receber uma breve visita do seu acompanhante.
Devido às punções realizadas na região da virilha e/ou do pescoço, é necessário que você permaneça deitado por 4 horas em média. Somente após esse período você será autorizado a sentar.
Seu médico explicará o resultado do exame de maneira simples e que você possa compreender. É possível que o efeito residual de alguns sedativos façam que você não lembre de algumas orientações.
Não se preocupe!!
No momento da alta você e seu acompanhante receberão orientações por escrito sobre medicações, retorno e cuidados.
Os procedimentos realizados pelo Dr. Diego Chemello são fruto de décadas de formação e treinamento especializado nos principais centros de Cardiologia e Arritmias do Brasil e do Canadá. Atualmente, esse conhecimento é proporcionado aos pacientes da região central do RS, utilizando as mesmas tecnologias empregadas nos grandes centros de saúde.
Estudo Eletrofisiológico e Ablação – Manual de Orientações
Dr. Diego Chemello – CRM 26116. Eletrofisiologia Clínica Invasiva e Estimulação Cardíaca
e-mail: [email protected]
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.