Entenda a endocardite

A endocardite é uma doença que afeta o endocárdio.

Ela se caracteriza pela inflamação do tecido que reveste a parede interna do coração ou das válvulas cardíacas. 

Geralmente é causada pela presença de bactérias que invadem a corrente sanguínea e que se alojam em áreas internas já danificadas, como o endocárdio.

Elas podem se instalar também nas válvulas cardíacas já defeituosas ou que tenham próteses e ainda nas grandes artérias. 

Em regra geral, o agente infeccioso atinge a corrente sanguínea por dentes ou gengivas não saudáveis, infecções de pele, intestino e também por doenças DST (doenças sexualmente transmissíveis), além de cateteres ou agulhas usados em procedimentos.

Os sintomas são:
🟥 febre persistente e calafrios,
🟥 suor excessivo,
🟥 mal-estar,
🟥 palidez,
🟥 dores musculares e nas articulações,
🟥 náuseas,
🟥 perda de apetite.

A endocardite bacteriana pode vir a causar infarto, insuficiência cardíaca, infecção nos rins, no cérebro, fígado ou baço, entre outras consequências.

Apresentando fatores de risco e sintomas, o ideal é procurar o médico o mais breve possível. 👩‍⚕

Para realizar seus exames, conte sempre com o ICOR.

📞 (55) 3222-1333
📱 WhatsApp: (55) 991568123 (Hemodinâmica ICOR).
📧 [email protected]
🌐www.icor.com.br/

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida 


Leia também: ATEROSCLEROSE


O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!

Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.

Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *