A angina é caracterizada pela dor no peito causada por falta de sangue no músculo cardíaco e geralmente está associada a doenças nas artérias responsáveis por irrigar o coração.
Alguns dos sintomas são:
dor no peito,
náusea,
indigestão,
falta de ar,
palidez.
O tratamento inclui eliminar hábitos de risco, como tabagismo. Os procedimentos adotados em cada situação dependem do paciente e do estado da doença.
Podem ser ministrados medicamentos para estabilizar o batimento cardíaco e também cirurgias visando desobstruir os vasos sanguíneos comprometidos.
O QUE CAUSA A ANGINA?
A angina é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração, provocando uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor sentida é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa. Mas, ela também pode ser agravada pelo estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas.
CAUSAS:
A maior causa de angina é a deposição de placas de gordura dentro dos vasos responsáveis por levar sangue ao músculo do coração. Em situações nas quais o entupimento atinge mais de 70% do diâmetro do vaso, o coração, ao ser submetido a uma demanda aumentada, como esforço físico ou estresse emocional, tem uma oferta de oxigênio insuficiente para aquela demanda, levando à chamada isquemia e com isso à angina de peito.
SINTOMAS:
Dor intermitente ou grande desconforto e pressão no peito. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso. Alguns tipos de angina, entretanto, podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo).
No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para evitar crises de angina: deixe de fumar, alimente-se bem, controle seu peso, exercite-se regularmente e administre sua carga de estresse. Uma vida saudável e sem estresse pode ser a chave para evitar esse incômodo.
Você sabe a diferença entre angina Estável e Angina Instável ?
Angina estável.
Esse é o tipo mais comum de angina. Ele ocorre quando o coração está trabalhando mais forte do que o usual. Na angina estável há um padrão regular, o qual depois de alguns episódios a pessoa pode reconhecer e prever quando ocorrerá. A dor da angina estável geralmente vai embora alguns minutos depois da pessoa repousar ou tomar medicamento.
Angina instável.
Essa é uma condição muito perigosa que requer tratamento de emergência. É um sinal de que um ataque cardíaco pode ocorrer logo. Diferente da angina estável, a instável não segue um padrão. Ela pode ocorrer sem esforço físico e não é aliviada com repouso ou medicamento.
Fonte: Albert Einstein
Conte com o ICOR para cuidar de você. Entre em contato e marque seus exames conosco.
(55) 3222-1333
WhatsApp: (55) 991568123 (Hemodinâmica ICOR)
Leia também: ATIVIDADE FÍSICA PODE SER TÃO EFICIENTE PARA O CORAÇÃO QUANTO REMÉDIO
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Gostaria de fazer tratamento gratuitamente