Doenças isquêmicas
O que são?
As doenças isquêmicas do coração são caracterizadas pelas enfermidades que afetam as artérias do órgão e comprometem a circulação sanguínea. Geralmente, elas ocorrem pelas formações de placas de gordura nas paredes dos vasos que são encarregados de fazer circular o sangue, bem como de levar nutrientes e oxigênio para os músculos do coração.
Essas placas reduzem todo o fluxo de sangue, o que faz com que o órgão não receba os nutrientes, entre eles o oxigênio, necessários para o seu funcionamento.
A redução desses nutrientes provoca a angina, conhecida como dor no peito. Em casos mais severos, pode provocar o infarto. Por isso, ao sentir qualquer dor no peito, o ideal é procurar imediatamente o cardiologista para os devidos exames de rotina.
Quais as principais causas e os sintomas de doenças isquêmicas?
Assim como boa parte dos problemas cardíacos, as doenças isquêmicas também podem acontecer devido aos fatores de risco.
Os principais deles são:
diabetes,
obesidade,
sedentarismo,
tabagismo,
colesterol alto,
pressão alta,
má alimentação.
As doenças isquêmicas podem ser crônicas ou agudas.
No caso das crônicas, a pessoa pode sentir dores no peito quando realiza alguma atividade física e sente a melhora ao repousar. Já as isquemias agudas acontecem mesmo quando o paciente estiver em repouso e quando dura mais de 20 minutos, pode ser sinal de um infarto.
Hábitos saudáveis de vida e visitas periódicas ao cardiologista são as melhores formas de prevenir doenças isquêmicas e tratar da saúde cardíaca.
Na hora de realizar os seus exames, conte sempre com o ICOR. Nossa especialidade é ajudar você a cuidar do seu coração.
Fontes:
coração.org.br
Sociedade Mineira de Terapia Intensiva