VOCÊ SABE QUAIS COMPLICAÇÕES O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA PODE TRAZER PARA SUA VIDA?
O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais.
O álcool da aguardente é originário da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro.
- Cérebro: O excesso de álcool pode causar, nessa ordem; perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e coma alcoólico, que em alguns casos pode resultar em parada cardíaca e morte.
- Coração: A bebida faz com que o cérebro libere uma substância chamada adrenalina, que acelera a atividade do sangue no sistema cardiovascular, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos.
- Fígado: A bebida altera a produção de enzimas no fígado, que leva em média, uma hora para metabolizar cada dose de bebida. Por conta disso esse órgão direciona 100% dos esforços para metabolizar o álcool consumido. Em consequências disso, pode surgir uma inflamação crônica e uma hepatite alcoólica, que podem evoluir para cirrose.
- Estômago: O álcool irrita as mucosas do estômago e esôfago, alterando o funcionamento das membranas intestinais, podendo causar esofagite, gastrite e até diarreia.
- Rins: O álcool sobrecarrega os rins, comprometendo o trabalho deste órgão que é filtrar as substâncias do nosso corpo.
- Músculos: Quando abusamos do álcool, os músculos ficam relaxados porque a ligação entre o sistema nervoso periférico – responsável por controlar nossos movimentos – e nosso sistema muscular fica comprometida.
- Ressaca: Além de todas as complicações que o álcool causa durante o estado de embriaguez, ele ainda pode deixar uma lembrança para o dia seguinte. A famosa ressaca! Dentre os sintomas da ressaca estão enjoo, vômitos, diarreia, tontura, pensamento embaralhado, moleza e até um sentimento de tristeza.
A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão.
Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo.
O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser:
- gastrite, quando ocorre no estômago;
- hepatite alcoólica, no fígado;
- pancreatite, no pâncreas;
- neurite, nos nervos.
Cuidado, todo exagero faz mal.
Fonte: Minha Vida
Lei também: DICAS PARA SAIR DO SEDENTARISMO
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
1 comentário em “Complicações causadas pelo álcool”