CAFÉ COM CAFEÍNA E DESCAFEINADO
O café é considerado uma grande paixão nacional e está presente diariamente na vida das pessoas. Segundo dados do Governo Federal, o brasileiro consome até seis vezes mais café do que o resto do mundo. Tem quem goste dele puro ou adoçado, com a cafeína ou descafeindado, café dos mais variados sabores, texturas e aromas.
Diante de tanto consumo é natural se perguntar se o café faz mal ou não para o coração, e segundo os especialistas, tudo dependo da quantidade ingerida e da saúde do coração.
De acordo com artigo publicado na Revista Internacional Clinical Nutrition ESPEN, que investigou o efeito agudo do café na rigidez arterial e função endotelial em indivíduos com sobrepeso e obesidade, o consumo de café com cafeína por indivíduos obesos ou com sobrepeso aumentou a pressão arterial central e a velocidade da onda de pulso em indivíduos com sobrepeso e obesos. O que não aconteceu com o consumo de café descafeinado. No entanto, o café cafeinado mostrou uma melhora na função endotelial induzida por hiperemia.
Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e cruzado, projetado para investigar os efeitos do café com cafeína regular e café descafeinado no endotélio. Conforme a pesquisa, cada sujeito tinha café com cafeína e café descafeinado, separados por um período de lavagem de sete dias. A função endotelial foi medida por dilatação mediada por fluxo (DFM) avaliada por ultrassonografia. A rigidez arterial foi medida por um aparelho oscilométrico automático. Amostras de sangue foram coletadas para avaliação dos perfis lipídico e de óxido nítrico.
O objetivo desse estudo, chefiado pelo cardiologista, Dr. Diego Chemello em parceria com a Professora Patrícia Chagas da Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR) foi investigar os efeitos agudos da ingestão de café com cafeína e descafeinado na função endotelial e rigidez arterial em pessoas obesas ou com sobrepeso.
Leia o estudo na íntegra: Efeito agudo do café na rigidez arterial e função endotelial em indivíduos com sobrepeso e obesidade: um ensaio clínico randomizado
Ainda de acordo com as pesquisas científicas, a cafeína pode ser tão benéfica como prejudicial, dependendo da forma e, sobretudo, da quantidade ingerida diariamente. O consumo moderado não prejudica a saúde do coração, pelo contrário, essa bebida tem ação antioxidante que ajuda a preservar os vasos sanguíneos, pois inibem a ação nociva de radicais livres relacionados com as paredes das artérias.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda duas xícaras de café por dia, pois além de prevenir as doenças cardiovasculares ele auxilia na redução da pressão arterial. Os hipertensos também podem tomar café, sem exagerar. Dose moderada não tem problema.
Confira algumas propriedades e benefícios do café:
- inibição de apetite;
- cardioestimulantes;
- diuréticas;
- laxativas;
- relaxantes musculares e
- vasoconstritoras.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Leia também: ICOR REALIZA O PRIMEIRO IMPLANTE DE CDI SUBCUTÂNEO EM SANTA MARIA- RS
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.