29/09 Dia Mundial do Coração
Na manhã desta quarta-feira (29) nossa equipe realizou a blitz do Dia Mundial do Coração com o alerta sobre os riscos das doenças cardiovasculares. A ação aconteceu no Hall da Policlínica do HCAA. Nosso simpático mascote, Icorzinho, distribuiu beijos, abraços e muita informação para quem passou pelo local.
O coração é um órgão muscular oco, em forma de cone e pesando cerca de 250g e 300g nos adultos, o coração também é considerado uma espécie de bomba que impulsiona mais de 70 mil litros de sangue por dia no nosso organismo.
Porém, atualmente, os problemas de coração se transformaram em uma das principais causas de mortes pelo mundo e a razão pode estar no estilo de vida que as pessoas levam. Sendo ele o principal órgão responsável pelas nossas vidas, listamos alguns fatores que colocam em risco a saúde do seu.
PRESSÃO ALTA ELEVADA OU HIPERTENSÃO
Em 1970, quando apareceram os primeiros remédios para confortar a pressão arterial, caiu 20% o número de mortes relacionados à doença.
Hoje, se afirma que quem é disciplinado e tem bom médico, consegue controlar perfeitamente a hipertensão – uma doença crônica que só dá sintomas em frases avançadas e existe tratamento contínuo e ininterrupto.
COLESTEROL
O colesterol passa a ser problema quando ele se encontra em nível elevado, e pode ser um componente fatal para indivíduos com alta propensão a ter um infarto, ou seja, os tabagistas, sedentários, hipertensos e pessoas com mais de 50 anos de idade. Nesses casos, a gordura em excesso pode ser prejudicial, pois ela é fator de risco a formação de placas que podem obstruir as artérias.
DIABETES
Antes do advento de insulina, diabetes era um problema de difícil controle. Os aparelhos que medem o nível de açúcar em pequenas gotas de sangue, também facilitam monitorar a doença. O diabético precisa de muita disciplina, em especial disciplina na alimentação.
TABAGISMO
Fatores envolvidos numa série de doenças como câncer de pulmão, de bexiga, de laringe, assim como em doenças das artérias cerebrais, fumar também afeta o coração. Segundo pesquisas 33% dos infartos fulminantes são provocados pelo tabaco. Nos indivíduos entre 45 e 55 anos, esse número sobe para 50%.
SEDENTARISMO
A vida estressada, intensa e sedentária também é fator de risco. Médicos alertam que é preciso uma conscientização gradual das pessoas no que se refere à importância da atividade física e da pratica de esportes.
Não descuide da saúde em tempos de pandemia. Ame-se, cuide-se, faça os exames de rotina. Nossa equipe está preparada, todos vacinados e bem treinados para lhe atender com total segurança.
Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio!!
FONTE: SBC
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.