As úlceras arteriais são lesões de pele originadas de problemas na circulação e geralmente surgem nos membros inferiores, necessitando de tratamento médico especializado.
A circulação sanguínea tem a principal função de transportar o sangue pelo corpo humano, bombeando sangue e irrigando os demais órgãos.
Os dois tipos ocorrem devido a problemas na circulação. No entanto, existem algumas diferenças importantes sobre cada uma.
As ÚLCERAS ARTERIAIS surgem devido a uma obstrução nas artérias, pois existe falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos, resultando na morte celular e lesão.
São comuns na região da canela e extremidades dos dedos dos pés. Tabagismo, diabetes não controlado e colesterol alto são alguns dos fatores que podem favorecer o surgimento desse tipo de úlcera.
Enquanto as ÚLCERAS VENOSAS estão relacionadas com a dificuldade de o sangue retornar ao coração. Elas correspondem a 80% das feridas que acometem pernas e pés.
O sangue fica estagnado na região e, devido à fragilização da pele, qualquer pequeno trauma pode resultar em lesão e evoluir para a condição crônica.
Os grupos com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de úlcera são: mulheres, sedentários ou pessoas que costumam ficar muito tempo em pé. Fatores genéticos também podem influenciar.
Leia também: ENTENDA A PARADA CARDÍACA
Fonte: Hospital Israelita A. Einstein
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.