Tipos de dor isquêmica do coração
A isquemia cardíaca pode ser dividida em três estágios:
- angina estável
- angina instável
- infarto do miocárdio
Vamos resumi-los:
Angina Estável
Angina estável é a isquemia cardíaca causada pelo esforço físico, estresse ou qualquer outra situação que aumente temporariamente a demanda de sangue do músculo cardíaco. Há uma ou mais obstruções nas artérias coronarianas, mas elas não são grandes o suficiente para causar dor em repouso. Quando paciente faz um esforço ele sente dor, mas ela é de curta duração e desaparece alguns minutos após o repouso.
Angina Instável
Angina instável é a isquemia cardíaca que ocorre em repouso ou com apenas mínimos esforços, como pentear o cabelo ou tomar banho. A obstrução é grande o suficiente para que o fluxo de sangue seja inferior ao necessário em situações basais.
A angina instável pode ser considerada um pré-infarto, sendo classificada como uma síndrome coronária aguda. Apenas pelos sintomas não é possível distinguir uma angina instável de um infarto.
Infarto do miocárdio
Infarto agudo do miocárdio é uma isquemia cardíaca grave que leva à necrose de parte do tecido muscular do coração.
Um Infarto fulminante é aquele que ocorre devido à necrose uma extensa área cardíaca, que torna o coração incapaz de continuar seu trabalho de bombeamento de sangue, provocando um colapso circulatório que é chamado de choque cardiogênico.
Autor: Dr. Pedro Pinheiro
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Muito bom este post, identifiquei minha angina é estável amanhã farei uma angiotomografia para confirmar o que tenho, mas sinto dores causadas ao esforço físico e ao estresse.