Confira algumas dúvidas de pacientes muito questionadas nos consultórios
Nunca fiz cirurgia. Como saberei se sou alérgica a algum tipo de anestesia?
Reações alérgicas às drogas anestésicas usadas atualmente são muito raras. Durante uma cirurgia são usadas outras drogas (analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, etc) com maior possibilidade de desencadear reações alérgicas, sendo o choque anafilático a mais temida, pois envolve uma taxa de mortalidade de 3,4%, mesmo com o tratamento adequado em instituições hospitalares bem equipadas. Toda reação alérgica prévia deve ser informada ao seu médico que saberá orientá-lo(a) quanto a conduta mais adequada para o seu caso.Dr. Jose Luiz Soares Doval
Anestesista
Se eu praticar a meditação diariamente, esta prática, poderá descontrair as coronárias que estiverem contraídas devido a ansiedade?
Sim. Se você praticar a meditação diariamente você estará usando uma técnica de relaxamento que levará a descontração do organismo como um todo. Assim, isso também se refletirá no aparelho cardiovascular, diminuindo “a contração” das coronárias. Sabe-se que pessoas mais ansiosas liberam mais catecolaminas que elevam a pressão arterial, aumentam a freqüência cardíaca e predispõem a espasmos coronarianos.Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos (CRM 13677)
Cardiologista e Hemodinamicista do Instituto do Coração – ICOR
Tenho 49 anos. Realizei os exames de cintilografia miocárdica de perfusão em esforço/ repouso e o de escore de cálcio coronário, que constataram isquemia miocárdica silenciosa e presença de calcificação?
Os dados fornecidos de cintilografia não mostraram isquemia, mas permite inferir que não existe alteração na perfusão (na circulação) do miocárdio (músculo cardíaco) importante e que o escore de cálcio, se alterado, não está se correlacionando com alterações importantes no funcionamento do coração atualmente (o escore de cálcio indica possibilidade de eventos cardiovasculares futuros, ao longo do tempo). Pelos dados fornecidos atualmente podemos considerar que o senhor tem uma cardiopatia isquêmica compensada.Dr. Antonio Vicente Aita (CRM 6444)
Cardiologista e Ecocardiografista do Instituto do Coração – ICOR
Meu marido fez cirurgia de aneurisma da aorta há 4 meses. Ele pode voltar a trabalhar?
Quando é realizada a correção de um aneurisma de aorta o paciente pode retomar progressivamente suas atividades habituais entre 30 a 45 dias após cirurgia. A única ressalva é quando a cirurgia ocorreu na aorta abdominal, quando é recomendável evitar esforços físicos em excesso pelos primeiros 3 meses, a fim de evitar o aparecimento de hérnias na cicatriz cirúrgica.Dr. Clóvis Konopka (CRM 16308)
Angiologista e Cirurgião Vascular do Instituto do Coração – ICOR
Quais os cuidados que o paciente deve ter quando possui insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca, ou “coração fraco”, pode ter diversas causas as principais são devido ao infarto e hipertensão arterial mal controlada. Os fármacos atualmente disponíveis mudaram a evolução desta doença pra melhor. Muitos doentes normalizam a função cardíaca com o tratamento, mas com a cessação do uso das medicações a função cardíaca volta a deteriorar-se. Os maiores inimigos da insuficiência cardíaca são o abuso de sal (sódio) na dieta e o abandono do tratamento. Portanto, todo portador de insuficiência cardíaca deve manter um controle rigoroso da ingestão de sal, fazer uso correto das medicações e visitar regularmente o seu cardiologista para ajuste das medicações e prescrição de atividade física.Dr. Marcos Cavalheiro
Cardiologista
O ICOR está sempre do seu lado ajudando você a cuidar do seu coração e de você!
Aqui no ICOR, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis.
Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Fiz uma ressonância magnética e estes são os dados :
Átrio direito com dimensões preservadas (Análise qualitativa).
Ventrículo direito com dimensões preservadas.
Função sistólica do ventrículo direito preservada (FEVD=65%).
Átrio esquerdo com dimensões preservadas.
Ventrículo esquerdo com dimensões preservadas.
Função sistólica do ventrículo esquerdo preservada (FEVE=55%).
Ausência de derrame pericárdico.
Ausência de edema miocárdico.
Ausência de realce tardio miocárdico.
Ausência de trombo intracavitário.
Jato de insuficiência mitral.
Gostaria de saber o que significa esse Jato de insuficiência mitral.