O eletrocardiograma (ECG ) foi introduzido na medicina pelo médico Willem Einthoven em 1902, é um exame que registra a atividade elétrica do coração em estado de repouso. É simples, indolor, relativamente barato e considerado obrigatório em qualquer avaliação das doenças do coração, pois oferece muitas informações ao cardiologista.
Qual a finalidade do eletrocardiograma?
O eletrocardiograma determina se o coração está funcionando normalmente ou se você sofre de anormalidades, permitindo ao médico detectar uma série de diagnósticos, como:
- arritmias cardíacas
- aumento de cavidades cardíacas
- doenças das artérias coronárias
- infarto do miocárdio
- hipertrofia do músculo, entre outros.
O exame também pode indicar danos agudos (ataque cardíaco) ou crônicos ao músculo do coração. Além disso, permite a detecção de anomalias de condução (bloqueios de condução elétrica do coração). O eletrocardiograma é recomendado com frequência após os 40 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário.
Você sabe como é feito o eletrocardiograma?
Para a realização do exame, o paciente é posicionado deitado de “barriga para cima”, com um pequeno aparelho que constitui o eletrocardiógrafo (usualmente portátil). Inicialmente, são aplicados eletrodos em regiões pré-estabelecidas:
- 6 eletrodos no peito;
- 2 nos antebraços próximo ao punho;
- 2 eletrodos na pernas próximo aos tornozelos, para averiguar os impulsos elétricos do coração ou as repercussões deles a distância.
Cada uma das derivações em que são colocados eletrodos capta a atividade elétrica das várias partes do coração (anterior, posterior, lateral esquerda, lateral direita).
É importante salientar que a pele deve estar limpa nos locais de fixação dos eletrodos. Para facilitar a captação desses estímulos geralmente é aplicado sobre a pele um gel condutor. Os eletrodos dos membros são fixados por braceletes e os do tórax por uma espécie de ventosa de borracha, permitindo aderência à pele sem o uso de agulhas ou outros instrumentos invasivos.
O resultado do exame é desenhado em gráficos de padrão constante, cujo registro, analisado pelo cardiologista, pode indicar normalidade ou sugerir diversas patologias cardíacas presentes. Caso haja alguma doença, como arritmias, hipertrofia ou até infarto do miocárdio, estes gráficos podem sair alterados.
Existe algum preparo para realizar o exame?
Se o corpo do paciente tiver muitos pelos a depilação deverá ser feita para melhor fixação dos eletrodos.
MÉDICOS QUE REALIZAM ELETROCARDIOGRAMA NO ICOR:
Dr. Antonio Vicente Aita Hahn- Cardiologista/ Ecocardiografista (CRM 6444)
Dr. Diego Chemello- Cardiologista e Eletrofisiologista (CRM 26116)
Dr. Edes Oliveira Cavalheiro- Cardiologista ( CRM 11461)
Dr. Eduardo Radins- Cardiologista / Ecocardiografista (CRM 15471)
Dr. Dr. Felipe Weinmann de Moraes- Cardiologista / Ecocardiografista (CRM 33391)
Dr. Gabriel Mário da Silva Pinto- Cardiologista (CRM 4363)
Dr. Luiz Braganca de Moraes- Cardiologista / Cirurgião Cardíaco (CRM 8661)
Dr. Marcelo Souza Pinto- Cardiologista/ Ecocardiografista (CRM 22593)
LOCAL DO EXAME:
ICOR – CARDIO CENTRO / Unid. PINHEIRO MACHADO
Rua Pinheiro Machado, número 2380, bloco A, SALA 204.
Contato: (55) 3222 1333
LOCAL DO EXAME:
ICOR – CARDIO CENTRO / Unid. POLICLÍNICA WILSON AITA- HCAA
Av. Presidente Vargas, 2355. Policlínica – Sala 105. (Anexo ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo).
Contato: (55) 3217 1919
Aqui no Icor, você encontra a melhor assistência e qualidade no atendimento. Nossas unidades realizam exames cardiológicos, vasculares, de cateterismo cardíaco e vascular com diagnósticos seguros e confiáveis. Além disso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada. São profissionais com grande experiência nas suas áreas de atuação e um quadro de funcionários que fornecem todo o suporte que o paciente merece e busca na hora de realizar seus exames.
Acesse nosso site e confira a lista completa de exames e os nossos profissionais.