No Brasil, o primeiro transplante de coração foi realizado no final da década de 1960. Mais de 50 anos depois, com o desenvolvimento de pesquisas, metodologias e novos medicamentos, a realidade é promissora para os pacientes com indicação de transplante, que se tornou uma esperança de recomeço.
O transplante de coração é uma opção para quem sofre de doença cardíaca avançada. Este procedimento consiste na substituição do coração por outro, vindo de uma pessoa que teve morte encefálica e que seja compatível com o paciente que tem um problema cardíaco potencialmente fatal.
FILA DE ESPERA PELO TRANSPLANTE
O tempo de espera por um coração novo pode variar de 2 a 18 meses. A fila é cronológica, mas alguns fatores são levados em conta, como a gravidade e compatibilidade com o doador.
QUANDO O TRANSPLANTE É INDICADO?
A cirurgia é indicada para pacientes que enfrentam cardiopatias graves que não podem ser tratadas com terapias, medicamentos, procedimentos menos invasivos, ou a expectativa de vida do paciente for baixa.
Confira alguns exemplos:
- insuficiência cardíaca terminal;
- doença coronariana;
- arritmia;
- miocardiopatia hipertrófica;
- doenças cardíacas congênitas;
- pacientes que utilizam dispositivos de assistência circulatória.
BENEFÍCIOS DA CIRURGIA
Os benefícios dessa terapêutica representam um aumento de sobrevida e melhor qualidade de vida dos transplantados, permitindo-lhes desenvolver suas atividades diárias com maior independência. Mesmo com esta vantagem, cria-se uma nova rotina na vida do paciente, pois necessitará de acompanhamento médico e de uso constante de medicações imunossupressoras.
Com o avanço da medicina e da tecnologia, desde recém-nascidos até idosos com mais de 70 anos podem realizar o procedimento. As chances de sucesso do transplante ultrapassam 70 %.
RISCOS DA CIRURGIA
Os dois maiores riscos para o transplante é a rejeição do órgão pelo organismo e as infecções provocadas pelos medicamentos que são administrados para controlar as respostas emitidas pelo sistema imunológico para o órgão recebido. Hábitos saudáveis de vida e consultas regulares ao cardiologista são a melhor forma de cuidar do seu coração.
No ICOR, temos profissionais altamente capacitados para realizar qualquer exame cardiológico que você precisar. Com uma equipe nota 10, nos esforçamos para oferecer o melhor atendimento médico e clínico para você e sua família!
Conte conosco para cuidar do seu coração e do coração de quem você ama.
𝘍𝘰𝘯𝘵𝘦𝘴: 𝘛𝘶𝘢 𝘚𝘢𝘶́𝘥𝘦 𝘦 𝘉𝘉𝘊 𝘕𝘦𝘸𝘴