MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM FUNÇÃO ENDOTELIAL E RIGIDEZ ARTERIAL DE INDIVÍDUOS EUTRÓFICOS E COM EXCESSO DE PESO
Pesquisa clínica realizada no ICOR pelo médico cardiologista Dr. Diego Chemello, em colaboração com o curso de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSM e sob orientação da Professora Patrícia Chagas é publicada na Revista Internacional The Archives of Endocrinology and Metabolism.
O objetivo do estudo foi avaliar a associação das medidas antropométricas com a função endotelial e rigidez arterial de indivíduos eutróficos e com sobrepeso.
A pesquisa concluiu que algumas medidas antropométricas apresentam correlação com a rigidez arterial. Esses são achados geradores de hipóteses e devem ser replicados em outros estudos.
O ICOR realiza avaliação de rigidez arterial através de um exame simples chamado VOP (Velocidade da Onda de Pulso), que está disponível para realização após indicação médica.
Leia o artigo na íntegra: Anthropometric measurements and their association with endothelial function and arterial stiffness of eutrophic individuals and with overweight