Lithotripsia Intracoronária, técnica nova no ICOR SM

NOVA TECNOLOGIA PARA DESOBSTRUIR AS ARTÉRIAS CORONÁRIAS

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Instituto do Coração de Santa Maria (H-ICOR/HCAA) realizou no dia 21 de dezembro de 2022 a técnica de lithotripsia intracoronária, um procedimento novo para o tratamento da calcificação das coronárias.

A litotripsia coronária é um procedimento seguro com ótimos resultados, segundo o cardiologista, Dr. Arnoldo Azevedo. “A calcificação coronariana é o maior desafio para o tratamento intervencionista-implante de stents. Essa técnica permite a fratura do cálcio. Assim, podemos colocar as endopróteses de forma adequada, diminuindo a possibilidade de complicações e alcançarmos ótimos resultados a curto e longo prazo”, explicou o médico.

SOBRE A TÉCNICA

Comparada pelos especialistas com a técnica utilizada para dissolver pedras de calculo renal, a lithotripsia permite a desobstrução das artérias coronárias restabelecendo assim, o fluxo de sangue pelos vasos sanguíneos do coração.

Utiliza-se um balão, inserido via cateter, para aplicar ondas sonoras capazes de quebrar placas calcificadas, que são compactações dentro das artérias coronárias, liberando o local para a colocação do stent e o reestabelecimento do fluxo sanguíneo. Considerada pelos médicos uma excelente opção para paciente com calcificações significativas, um problema que atinge entre 10% e 15% de quem tem obstruções. Além disso, o procedimento diminui o risco de perfuração em comparação com a técnica convencional, de aterectomia rotacional.

A lithotripsia intracornária será incorporada os métodos de tratamentos realizados pelo Instituto do Coração de Santa Maria.

O procedimento foi realizado pela equipe de cardiologistas intervencionistas do ICOR e médicos de fora.

Fontes de referência:

PEBMED e Hospital Mãe de Deus

2 comentários em “Lithotripsia Intracoronária, técnica nova no ICOR SM

  1. Olá boa noite! Meu nome é Luiz, moro em São Paulo, atualmente meu pai se encontra em um quadro bem delicado de calcificação das coronárias, os médicos informaram que não é possível desobstruir com os procedimentos convencionais (safena, stents) é simplesmente receitaram vaaarios remédios e mandaram ele para casa após 21 dias internado. Pesquisando na internet vi a reportagem de vocês, por se tratar de uma técnica nova, nao achei muitas informações, gostaria de saber mais, como é, se vocês podem me indicar alguém que eu e minha família possamos falar pessoalmente, a cardiologista que passamos, ela nem fez muita questão de se interessar sobre o assunto, estamos meio perdidos e sem rumo! Ficaria muito grato de coração se pudessem me responder, obrigado.

    1. Olá, luiz,agradeço seu contato e retorno sobre nossa publicação. A Lithotripsia Intracoronária é uma técnica nova no ICOR SM. Para mais informações sobre o procedimento, sugiro uma consulta com nossos cardiologistas responsáveis pelo procedimento no Instituto.
      Abaixo os contatos:

      DR. ARNOLDO AZEVEDO DOS SANTOS (CRM 13677 / RQE 7207/ RQE 22275)
      Especializações: Cardiologia Clínica e Intervencionista
      Contato: (055) 3222-1908

      DR. ANIBAL PEREIRA ABELIN (CRM 29842 / RQE 21706/ RQE 23232)
      Especializações: Cardiologia Clínica e Intervencionista
      Contato: (055) 3221-7773

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *