MAPA

MAPA – MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL 24h

O MAPA permite avaliar e detectar as variações da sua pressão arterial ao longo das 24 horas do dia. O exame identifica a presença da pressão arterial elevada fora do consultório médico, durante as atividades rotineiras.

No exame é utilizado um equipamento semelhante ao Holter, trata-se de um mini-gravador digital que fica preso à cintura do paciente e conectado a uma braçadeira presa ao braço que é insuflado a cada 20-30 minutos, registrando a pressão arterial em vários períodos do dia, inclusive durante o sono.

Em vista disso, é essencial que o paciente procure ter uma rotina normal no dia do exame, bem como preencha adequadamente o relatório diário de atividades que lhe será entregue.

É um exame importante e facilita a análise do médico, porque auxilia no diagnóstico de hipertensão, e seus diagnósticos diferenciais, como:

● Hipertensão do avental branco

Que é mascarada e episódica ou resistente ao tratamento, além do acompanhamento do tratamento e avaliação de sintomas relacionados à hipotensão.


Por que devo fazer a MAPA?

O exame MAPA identifica a presença de pressão arterial elevada fora do consultório médico nas atividades rotineiras. Os resultados do exame podem facilitar o diagnóstico e acompanhamento das pessoas com problemas de pressão arterial. Serve também para estudar a associação entre sintomas e alterações da pressão arterial.

Você sabe como é feito o MAPA?

Este exame é feito através de um gravador especial, que o paciente vai carregar na cintura, como um “walkman”, acoplado a um manguito, semelhante ao do aparelho de pressão comum, que é fixado no seu braço. Esse aparelho mede a sua pressão arterial em intervalos regulares de tempo e grava os dados obtidos que, posteriormente, fornecerão ao médico as variações no período de 24 horas. O exame pode ocasionar um pequeno desconforto pela insuflação repetida do manguito em volta do seu braço.

Precisa de algum preparo específico para fazer o MAPA?

Não, o MAPA não requer repouso. Para o exame dar certo é necessário que você procure manter a sua rotina diária, só assim o médico obterá registros fiéis da sua pressão arterial. Também é muito importante que o “manguito” (parte do equipamento) permaneça fixo ao corpo. Caso ele caia, prenda-o de novo, imediatamente.

Após completar 24 horas com o aparelho, você retorna ao ICOR para retirá-lo. Seus registros serão passados para o computador e avaliados pelo médico cardiologista responsável pelo exame.

Para fazer o exame é necessário:

  • Roupas confortáveis
  • O aparelho não possibilita tomar banho, então procure tomar banho antes de colocar o aparelho.
  • Mulheres: se possível usar saia e blusa ou calça e blusa

*Com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Cuide do seu coração! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *